Como alcançar o meu cliente em um mercado tão competitivo?

Por Evelyn Castilho – Designer Gráfico e Diretora de Arte


Sim, existem várias maneiras de alcançar o seu cliente, e algumas não custam nada!


Trabalho há 16 anos na área da comunicação e nesse período percebi que algumas coisas fazem toda a diferença para se manter vivo no mercado de trabalho. Coisas que muitas vezes parecem óbvias, mas que passam despercebidas na correria do dia a dia.


Vou listar algumas coisas que podem ajudar você a pensar sobre isso:


1) Trate seu cliente com carinho

Todo mundo gosta de ser cativado. Imagina você pedir um simples bolo para ser entregue em seu trabalho e como surpresa receber um bolo em um embrulho especial, com um laço diferente, um recado escrito a mão, endereçado em seu nome? Sim, isso muda a experiência que você vai ter com o produto. Um recado com o nome do cliente funciona muito bem na hora de divulgar, pois ele vai se sentir especial.


2) Parabéns, cliente!

Você já parou pra pensar que uma das datas mais importantes para uma pessoa é o aniversário dela? Imagina seu cliente fazendo aniversário e recebendo um mimo da sua empresa? Sorriso na certa! Para isso, você vai precisar cadastrar cada um de seus clientes. O resultado é muito positivo, com certeza, toda vez que ele lembrar do seu produto, será com muito carinho.


3) Minha empresa na Rede Social

Não tem como fugir da Rede Social! Tenha seu espaço lá, mas não trate todo mundo igual com aquelas mensagens automáticas que todo mundo recebe. Chame o cliente pelo nome, fale com ele como se fosse único. Uma boa maneira de se relacionar com o cliente que entrou em contato com você pela rede social é chamá-lo no particular, pode ser via mensagem, whatsapp ou até uma ligação (se ele for o tipo de cliente que gosta de falar ao telefone). No fundo todos queremos ser tratados de forma especial e não apenas como números.


4) Embalagem dos Sonhos

Quem não gosta de receber um produto em uma embalagem pensada com carinho? Algumas empresas saem na frente porque fazem da embalagem o seu diferencial. Uma das melhores formas de divulgar o seu produto é tê-lo em embalagem bonita, criativa e funcional. Com certeza vai agradar os olhos do seu consumidor e cativá-lo para as próximas compras!


5) Foco, força e foco de novo!

Muitas empresas querem vender de tudo para alcançar diversos públicos, mas no final das contas não focam em nada e não alcançam quem deveriam. Na hora de conquistar o seu cliente você precisa ter em mente o que você vai oferecer de melhor pra ele. Imagina você apresentando uma lista de 100 itens para ele conhecer. Do que ele vai lembrar quando você for embora? Agora, imagina você apresentando um produto especial onde você tem mais tempo de falar sobre ele, mostrar as qualidades e oferecer com orgulho aquele único produto. Percebe a diferença? É melhor ser muito bom em uma coisa do que querer abraçar o mundo e fazer "mais ou menos".


6) Investir é preciso

Algumas pessoas pensam que propaganda/divulgação é um gasto, quando na verdade é um investimento. Você não "gasta" pra atrair o cliente, você investe para recuperar lá na frente e ainda ganhar em cima desse investimento. A divulgação de uma empresa deve ser constante para obter um bom resultado. Aquela velha história do "quem não é visto não é lembrado". Você pode divulgar por meio das redes sociais, de um folder bonito, de uma apresentação bem estruturada para mandar por e-mail, um cartão de visitas diferente, um site atraente. O problema não é quando você não investe, o problema é quando o seu concorrente investe.


7) Peça um feedback para o seu cliente

Com certeza você quer que o seu cliente compre seu produto/serviço e volte a consumir depois. Mas, e aquele que não voltou, você já se perguntou por quê? Você precisa saber o que seu cliente está pensando sobre seu produto. Uma boa maneira é entrar em contato com ele após a venda e perguntar se ele gostou, onde você poderia melhorar e criar um laço de confiança entre você e ele. Dê importância para o que seu cliente pensa pois ele valoriza isso.


Espero ter ajudado você! Nos vemos em breve! =)


#mercado #comoalcançaroseucliente #cliente #mercadocompetitivo


Todos os direitos reservados 2020